sábado, 3 de março de 2012

Raúl Prebisch


Aos 33 anos, criar do nada, um Banco Central, dá a dimensão da capacidade não só intelectual, mas empreendedora de Raúl Prebisch. Não me estenderei em elogios ao mesmo, pois a fartura de dados na internet o fazem desnecessário, porém, a leitura da biografia deste, escrita por Edgar Dosman: Raúl Prebisch – A construção da América Latina e do Terceiro Mundo, é leitura fundamental para aqueles que querem buscam entender um pouco mais os motivos de nosso atraso estrutural. Prebish esteve na vanguarda das críticas à teoria das vantagens comparativas de Ricardo e todo modelo ortodoxo de economia, ou seja, um crítico o quão sustentável pode ser uma economia voltada à exportação de commodities, enquanto as nações do Norte investem em indústria e inovação.
Prebish foi praticamente expulso da Argentina, após o golpe militar de Perón em 1943 e a leitura de sua biografia, nos ajuda a entender não só sua terra natal, como também os países próximos, dada os paralelos históricos latino-americanos.
Da mesma forma que o polonês Kalecki, se tivesse nascido inglês (ou americano), estudaríamos muito mais Prebisch (indicado ao Nobel de Economia em 1969) em nossas universidades, porém, sabemos o quanto incomoda questionar a ordem vigente e tanto ele não ganhou o prêmio (o vencedor foi o desconhecido norueguês Ragnar Frish) como é mantido longe da formação dos futuros economistas.

Nenhum comentário: